Administração
(Sun Tzu)
O livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, mesmo sendo escrito a muitos séculos , as idéias desta obra vem sendo utilizado, hoje em dia, em estratégia de mercado. Naquele tempo se tratava de guerra, batalha, operação militar que atualmente pode ser denominada como empresa, concorrência e mercado. Aplicando conceitos do livro para conhecer o mercado e a melhor estratégia de sobrevivência no mundo dos negócios.
Sunzi fala no livro que existem cinco coisas que devemos conhecer para prever o desfecho de uma guerra, e isso pode ser aplicado para uma empresa que quer ingressar em novos mercados. O primeiro – caminho: que é conhecer por onde deve seguir. O segundo - tempo: quais as condições que devemos ter por esse caminho, obstáculos. O terceiro - terreno: para onde vai estabelecer o seu mercado. O quarto - liderança: ter uma pessoa confiável com sabedoria para poder coordenar de modo correto as suas ações dentro da empresa. O quinto - regras: impondo regras, conseguem ter uma hierarquia dentro de uma empresa, respeitando o seu superior. O general sábio deve criar situações que lhe sejam favoráveis, tirando partido das vantagens.
Com bons cálculos, se pode vencer. Quem faz corretamente as avaliações verá o resultado surgir com clareza.
Para o gestor é importante ter a vantagem do planejamento, ter coragem para agarrar as oportunidades, ser atento á mudanças, ser ágil para controlar os resultados, e se preparar para evitar erros. Assim sendo, quem não sabe as desvantagens do uso das armas, não sabe também as vantagens, e não deve usá-las. Conheça a si mesmo e ao inimigo, com isso não correrá perigo. Um bom general é aquele que se mantém à custa do inimigo.
É fundamental destruir os planos de seus inimigos. O valor estar em atacar os planos do adversário. É superior ao inimigo aquele que se prepara para as dificuldades antes que elas surjam, portanto torna-se vencedor antes do inicio das batalhas. Ao atacar, é necessário fazê-lo onde o