NFASE NAS TAREFAS
Seu objetivo é aumentar a produtividade da empresa, aumentando assim o nível de eficiência dos operários. É caracterizado pelo sistema burocrático, tendo como seu principal autor o engenheiro Frederick W. Taylor no início do século XX. Sendo uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
ÊNFASE NA ESTRURA ORGANIZACIONAL
Tem como característica administrativa de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. Foi abordada e enfatizada por Henri Fayol.Tendo como princípios básicos; divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, hierarquia, departamentalização, coordenação e organização formal com objetivo de ter máxima eficiência.
ÊNFASE NAS PESSOAS
A ênfase nas pessoas surgiu com a reação humanista por meio da teoria comportamental (teoria das decisões) e pela teoria de desenvolvimento organizacional. Aplica-se sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.
ÊNFASE NA TECNOLOGIA
A teoria dos sistemas que posteriormente desenvolveu a ênfase da tecnologia considera a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na a
ÊNFASE NO MEIO AMBIENTE
Surgiu com a teoria dos sistemas mais adiante sendo completada pela teoria da contingência. Os focos das teorias consideram a administração uma ciência que busca adaptabilidade de organização ao seu entorno e a adequação das organizações as demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.
ÊNFASE NAS COMPETENCIAS E NA COMPETITIVIDADE
As organizações deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos para serem detentoras de competência sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas. Ao contrario dos recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e garantidoras da competitividade organizacional.
CENTRO UNIVERCITÁRIO ANHANGUERA – UNIDADE II
Camila Meira de Souza RA: 8412107875
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - Ênfases
CAMPO