neurose e psicose
IDENTIFICAÇÃO
ESTRUTURA
SIGNIFICADO
QUALIDADE
SENTIMENTO
METÁFORA
PARTICIPAÇÃO
Nº: SN
Sexo: feminino
Idade: 38 anos
Escolaridade: fundamental incompleto
Onde mora: rua Lindalva Fernandes, Bairro: Horto
Tempo de moradia/Trabalho no bairro: 38 anos
Cognitiva.
O desenho representa a casa e a rua onde mora rodeada de lixo e cachorro pelas ruas.
É um bairro violento, desestruturado, pois não tem coletas de lixo, saneamento básico, nem um local que as crianças possam brincar com segurança. Mesmo com tantas dificuldades o bairro representa tudo para ela pois está lá desde que nasceu .
Desprezo, violência, sujeira, medo, falta de amigos, dificuldades. Não há comparações com bairros ou qualquer outra coisa.
Busca as autoridades na prefeitura e na rádio para que façam algo para resolver os problemas que são apresentados no bairro.
SENTIDO
Ao observar a fala da moradora pode-se ver a insatisfação dela com o bairro. No entanto ela desenha a maneira como vê aquele lugar de maneira negativa, sua casa construída no canto de uma ladeira, a rua muito suja, cachorros ao redor. Assim ela da um sentido de desprezo como se o bairro fosse esquecido, não há coletores de lixo, ônibus escolar para as crianças por morarem distante da escola e o caminho ser perigoso por conta da violência, a vizinhança não é amigável e não tem praças para que possam conversar e levar as crianças para se divertirem. Mesmo com tantas vulnerabilidades apontadas no bairro ela diz “o bairro representa tudo pra min, por que foi aqui onde eu nasci e me criei”, afirma também que quando a algo errado busca as autoridades responsáveis pela cidade para resolver os problemas.