Apostila banco de dados
Banco de Dados
PROFESSOR: ÉRICK SAYMON DE MENDONÇA GALDINO
Conceitos de Banco de Dados
Dado é o valor do campo quando é armazenado no banco de dados.
Informação é o valor que este campo representa para as atividades da empresa, pessoas, etc.
Banco de dados é um arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, onde permite entrada, consulta e atualização dos dados.
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é o software responsável pelo gerenciamento dos dados.
Exemplos de banco de dados:
- Biblioteca;
- Estoque de produtos de uma farmácia;
- Cadastro de funcionários de uma empresa;
Sistema de banco de dados é o banco de dados mais o sistema de gerenciamento de banco de dados que manipula os dados.
Componentes de um sistema de banco de dados:
Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.
Vantagens do Banco de dados:
1 - Redução ou Eliminação de Redundâncias - Possibilita a eliminação de dados privativos de cada sistema. Os dados, que eventualmente são comuns a mais de um sistema, são compartilhados por eles, permitindo o acesso a uma única informação sendo consultada por vários sistemas.
2 - Eliminação de Inconsistências - Através do armazenamento da informação em um único local com acesso descentralizado e, sendo compartilhada à vários sistemas, os usuários estarão utilizando uma informação confiável. A inconsistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes. Exemplo, o estado civil de uma pessoa é solteiro em um sistema e casado em outro. Isto ocorre