Neuroses e Psicoses
As neuroses são distúrbios leves onde o individuo não perde o contato com a realidade. Na neurose o individuo tem a noção de que possui a doença, tem total consciência dos seus atos, mas não consegue controlá-los. Há uma desorganização da personalidade, mas não há perda da capacidade de raciocínio.
As neuroses têm controle e cura através de terapias e em alguns casos também em conjunto com o psiquiatra.
O neurótico tem tudo que uma pessoa normal tem de uma forma exagerada, eles sentem mais medo, mais ansiedade, mais preocupação. Na neurose podemos ter alguns sintomas como manias, insatisfações sexuais, depressões, mentiras, etc.
As neuroses podem ser classificadas pelo seu sintoma predominante, o que não significa que seja o único sintoma presente.
Transtorno Fóbico – Há uma predominância do medo de uma forma exagerada em algumas situações especificas e em que uma pessoa normal não sentiria medo na mesma proporção.
Transtorno Ansioso – Ansiedade descontrolada e em alguns indivíduos ela pode vir acompanhada de sinais como vômito e sudorese.
Transtorno Obsessivo Compulsivo – O individuo é incapaz de controlar manias consideradas absurdas.
Transtorno Histérico ou Histriônico – O sintoma mais evidente neste tipo de transtorno é a capacidade do individuo de fingir para manipular as pessoas.
Psicoses
A psicose é uma doença mental onde individuo perde o contato com a realidade. O comportamento do individuo se torna estranho e fora do contexto em que está inserido e ele passa a viver num mundo que só faz sentido pra ele. Um psicótico pode ter a doença sem nunca manifestar, ou seja, nunca entrar em surto. As psicoses não podem ser curadas, mas podem ser controladas e quanto mais cedo se detectar o surto mais eficaz pode ser o controle da doença. O controle da doença deve ser feito com tratamento psiquiátrico juntamente com terapia.
Os sintomas mais comuns são os delírios e alucinações.
Delírio - o individuo tem a convicção totalmente fora do