Neurose e Psicose
Neurose é um termo que refere-se a qualquer desiquilíbrio mental causando angustia e ansiedade.
Psicose é um termo que refere-se a perda do juízo da realidade e um comprometimento do funcionamento mental, social e pessoal causando um prejuízo no desempenho das tarefas e papéis habituais.
O neurótico tem plena consciência de seus atos ou seu problema, mas não consegue controla-los, sente-se impotente para modifica-lo, diante de um compromisso social a pessoa neurótica reage com muita ansiedade. Num determinado ambiente (ônibus, elevador, avião, em meio a multidão, etc) a pessoa neurótica começa a passar mal, achando que vai acontecer alguma coisa. Ou começa a passar mal só de saber que terá de enfrentar a tal situação. O psicótico não tem consciência de seus atos, eles perdem a noção da realidade, vive em um mundo à parte, no qual ele interage com seres e objetos irreais, ao mesmo tempo em que se ausenta cada vez mais da realidade concreta. Ele pode, assim, vivenciar alucinações, delírios, modificações em suas atitudes, a mente confusa, e nem mesmo percebe que está agindo de uma forma estranha. Assim, ele não consegue se relacionar normalmente com as outras pessoas, nem realizar seus mínimos encargos do dia-a-dia.
Diferença entre comportamento neurótico e psicótico:
O neurótico pensa em te matar, se você o prejudica. O psicótico mata sem você o prejudicar.
O neurótico "constrói" o castelo de areia. O psicótico vai morar dentro dele.
Neurótico a maioria é (e não sabe), basta você entrar no trânsito na hora de pico, e você verá um querendo comer o fígado do outro, por causa de 10 centímetros : uns xingam os outros, dizem que vão matar, fazem aquele sinal com o dedo médio para você, saem dos carros e encenam, mas geralmente nada fazem. Já os psicóticos, são pessoas "perdidas", e com diversos tipos de distúrbios mentais que os afastam da realidade.
Para o neurótico matar é uma probabilidade, mas ele fica só no