Direito
Veja artigos relacionados
A vítima culpada no Direito Penal
veja mais Por Devgi Bruno de Sousa Teixeira
A criminologia pode ser definida como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa com o estudo do crime, do infrator, da vítima e do controle social objetivando prevenir e explicar o crime, intervir com métodos cirúrgicos e curativos a pessoa do infrator e avaliar os diferentes tipos de respostas ao crime tomando por base o comportamento da vítima.
Este conceito de criminologia apresenta algumas características imprescindíveis e fundamentais do seu método (empirismo e interdisciplinaridade), do objeto (análise do delinqüente, da vítima e do controle social) e das funções e efeitos (explicar e prevenir o crime).
Com o estudo minucioso de tais características a criminologia condensa informações que em sua essência reúnem verdade e confiabilidade. Na confrontação com os problemas sociais, tais informações são possíveis graças ao seu método, o qual se baseia na análise e observação da realidade. Não significa, portanto que as informações sejam exatas e definidas, pois se fala em uma ciência onde o “ser” é elemento de destaque, e não há regramento lógico e específico que descrimine
Trata da crescente vitimológica, ciência que outrora teria sido esquecida em virtude da criminologia valorizar outros elementos de composição do crime. O texto ainda aduz acerca dos benefícios de estudar criminologia sob o enfoque vitimológico.
Veja artigos relacionados
A vítima culpada no Direito Penal
veja mais Por Devgi Bruno de Sousa Teixeira
A criminologia pode ser definida como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa com o estudo do crime, do infrator, da vítima e do