NEUROPEDAGOGIA
NEUROPEDAGOGIA
DEISE MARIA DE LIMA SOUSA – RA: 930714-8
PÓS GRADUAÇÃO: PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO
CAMPUS: CHACARA FLORA
2013
NEUROPEDAGOGIA
A Neurociência é o estudo de como é realizado o processo de informação no sistema nervoso e entre outras áreas envolve a Neuropsicologia (estudo das relações entre as funções neurais e psicológicas). A aprendizagem, que envolve a aquisição de novos comportamentos, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes, está relacionada ao desenvolvimento e funcionamento do cérebro, e pelo benefício de pesquisas científicas e uso da neuroimagem funcional, essas duas áreas, Educação e Neurociência acabaram se aproximando.
Hipócrates, considerado o pai da medicina, já afirmava, há cerca de 2.300 anos, que é através do cérebro que sentimos alegria e tristeza, e é também através de seu funcionamento que somos capazes de aprender ou modificar o comportamento.
Estudos voltados para a área da Neurociência mostram como o cérebro aprende e os estímulos do ambiente refletem diretamente no aprendizado que está ligado ao desenvolvimento do cérebro.
A neurociência não propõe uma nova pedagogia ou uma nova forma de ensinar, mas fundamenta a prática pedagógica, facilita a aprendizagem e a forma de ensinar. Estratégias pedagógicas que motivam e respeitam a forma como o cérebro funciona, tendem a ser mais eficientes.
A Educação e a Neurociência abrangem pontos específicos que envolvem a cognição, memória, consciência, comportamento e leva ao estudo dos distúrbios da mente que está associado ao conhecimento.
É fundamental saber como o cérebro funciona para compreender como se dá a aprendizagem das pessoas em todas as idades e situações, principalmente na escola. A Neurociência estuda e estabelece relações entre o cérebro e a cognição, o diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem é uma das prioridades