Neuropedagogia
Cipriano Carlos Luckesi
Já por alguns anos, venho estudando e trabalhando com as práticas lúdicas como recurso de desenvolvimento do ser humano1. Mais recentemente, tenho voltado minha atenção para a questão do desenvolvimento dos estados de consciência e a ludicidade. Afinal, desenvolvimento do ser humano e desenvolvimento dos estados de consciência são denominações que dizem a mesma coisa, por vias e perspectivas diferentes.
Em função disso, tenho desenvolvido, no Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, estudos sobre ludicidade e prática educativa. O propósito dos estudos é compreender e exercitar o “desenvolvimento dos estados de consciência, através da atividade lúdica”.
No transcorrer das atividades acadêmicas, nós os
—
alunos e eu — vivenciamos a experiência de alguns estados de consciência, dos quais somos capazes de nos aproximar, e procuramos compreender, teoricamente, o que ocorre com cada um de nós e como isso ocorre, fazendo pontes com e para o processo de desenvolvimento, da infância à velhice, tanto do ponto de vista corporal, quanto emocional e espiritual. Afinal, o ser humano é uno, mas com múltiplas dimensões. As dimensões corporal, emocional e espiritual, de fato, são tão somente dimensões de um ser uno e integrado e não partes que podem ser destacadas. Falar do corporal, no ser humano, é, simultânea e univocamente, falar do
1
No Programa de Pós-graduação, FACED/UFBA, já, por vários semestres, tenho tido a oportunidade de trabalhar com os alunos a temática da atividade lúdica, sob diversas facetas, tais como históricas, psicológicas, educacionais, etc... Na Centro de Pós-graduação Olga Mettig - CEPOM/
FEBA, trabalhando às terças feiras pela noite, tive oportunidade de formar três turmas em cursos de Especialização em Ludopedagogia.
emocional e do espiritual; assim como, quando falamos do emocional, falamos, ao mesmo