ESPECIALIZAÇÃO: NEUROPEDAGOGIA
ALUNO (A) Miriane de Melo Ibaiti PR
Disciplina: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Profª Josefa Maria de Oliveira Povh jopovh@yahoo.com.br
ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO Com base no tema da aula e no texto da apostila do Curso 1- QUAIS AS PREMISSAS QUE NORTEIAM O PARADIGMA DA INTEGRAÇÃO E DA INCLUSÃO?
R. Para tanto a Educação Inclusiva como um Paradigma da Educação Especial, contém princípios, valores e pensamentos de um determinado grupo na tentativa de problematizar e de transpor as dificuldades diagnosticadas na sociedade.
A Educação Inclusiva é reflexo das necessidades sócio-histórica e educacional da sociedade na busca de melhorias das dificuldades acerca da estigmatizarão; do desenvolvimento das potencialidades dos alunos; do convívio social; da solidariedade e do exercício da cidadania. No paradigma da Inclusão, ao contrário do paradigma da Segregação, não são os
Deficientes que têm que se adaptar aos estabelecimentos escolares, religiosos, recreativos, etc. Nesta concepção, quem deve se modificar e estar devidamente aparelhada é a Sociedade!
2- QUAIS OS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS QUE FUNDAMENTARAM Os MARCOS LEGAIS PARA A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
R. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos – ONU Jomtien/Tailândia (1990) Declaração de Salamanca – Espanha/UNESCO (1994) Convenção da Guatemala – OEA (1999) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006) Declaração de Salamanca que torna a educação inclusiva uma forma de respeito e dignidade para nossos alunos, e também a LDB 9494/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação que garante uma educação inclusiva de qualidade e gratuita e atendimento educacional especializado gratuito aos educando com necessidades especiais preferencialmente na rede regular e ensino
“...as escolas devem acolher todas as crianças independentemente de suas