DIREÇÃO, CULTURA ORGANIZACIONAL, CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROCESSOS GERENCIAIS – TURMA 2B
DIREÇÃO
CULTURA ORGANIZACIONAL
CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL
DIREÇÃO
O nível institucional corresponde ao nível organizacional mais elevado da empresa. Neste nível, os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos pela empresa. Todavia, apesar de toda essa projeção externa o nível institucional o responsável pela condução dos negócios da empresa, pela sintonia das politicas internas em relação a estratégia empresarial, e sobretudo é o nível que dirige a ação empresarial como um todo.
ESTILOS DE DIREÇÃO
A Administração das empresas está fortemente marcada pelos estilos com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas dentro delas. McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana: a teoria X (tradicional) e a Teoria Y (Moderna).
A Teoria X baseia-se em algumas concepções e premissas incorretas e distorcidas sobre a natureza humana. Em função disto a Teoria X desenvolve um estilo de direção que se restringe á aplicação e ao controle da energia humana unicamente em direção aos objetivos empresariais.
Por outro lado, a teoria Y representa o moderno estilo de direção apregoado pela Teoria Comportamental e teorias administrativas posteriores: propõe um estilo de direção participativo e democrático, com base nos valores humanos e sociais. Enquanto a Teoria X é uma administração por meio de controles externos impostos ao individuo, a Teoria Y funciona como uma administração por objetivos que realça a iniciativa individual.
OPOSIÇÃO ENTRE TEORIA X E TEORIA Y
A Teoria X se fundamenta em pressuposições errôneas acerca do comportamento humano e apregoa um estilo de