NEUROCIENCIAS
(2013)
Doutora Cátia Marisa Pereira Rodrigues
Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
E-mail do/a autor(a): rodriguescatia30@gmail.com RESUMO
Cada vez mais se dá mais importância à reabilitação neuropsicológica e às possíveis intervenções provenientes desta. Desta forma, com este trabalho proponho o enquadramento histórico do conceito reabilitação neuropsicológica e das suas diferentes abordagens. Cosenza, Fuentes e Diniz (2008) escrevem que Alcmão de Crotona, já em 500 a.C, defendia que havia uma relação importante entre o cérebro e os processos mentais. Como em todas as ciências e disciplinas existem sempre divergências teóricas e práticas que levam o individuo a querer descobrir, através de investigação científica, sempre mais.
Palavras-chave: reabilitação neuropsicológica, intervenções, enquadramento histórico, cérebro, processos mentais, investigação
Introdução
A neuropsicologia é uma área relativamente recente e cheia de novidades a cada dia que passa. Daí surgiu o meu interesse por esta área e por consequência pela reabilitação neuropsicológica. Estes avanços e descobertas relativamente aos dois conceitos devem-se às mudanças socioculturais e aos avanços tecnológicos, como por exemplo acidentes automobilísticos, acidentes derivados de desportos radicais, vítimas de violência, entre outros, pois estes levaram a um aumento no número de vítimas com lesões cerebrais. (Abrisqueta-Gomez, 2006) Deste modo, a importância da reabilitação neuropsicológica é uma das possíveis intervenções após diagnóstico de défices cognitivos que surgem de quadros neurológicos e/ou psiquiátricos. Esta utiliza procedimentos e técnicas que tem como objetivo melhorar a qualidade funcional do individuo lesado, no seu quotidiano.
Assim pretendo fazer uma revisão geral e refletir acerca de