neurociencia
Percebeu-se neste breve estudo a importância que o professor/pedagogo deve adquirir sobre o conhecimento das funções cerebrais, aprimorando-os às necessidade de cada aluno oferecendo exercícios de estimulação para o desenvolvimento da aprendizagem e suas competências, uma vez que o cérebro tem como função a plasticidade neural, ou seja, adaptações a novas situações ou experiências.
Entender a anatomia cerebral e suas funções oferece ao educador práticas de didática para a desenvoltura sensorial e motora das crianças uma vez que a formação do conhecimento cognitivo dar-se a partir do primeiro ano e meio de vida, onde a criança aprende por meio da manipulação de objetos e percepção visual.
Além das práticas de aprendizagem é necessário que trabalhe-se as emoções, pois é lá que ficam registradas a memorização, dando início ao desenvolvimento das funções executivas. É o momento em que pais e educadores começam a inserir os valores e comportamentos, onde aos vinte anos de vida tem seu amadurecimento total.
Conclui-se então que a neurociência caminha para o bem do ser humano e é de grande importância que o campo educacional acompanhe tais desenvolvimentos a fim de entender como o cérebro aprende, de como são estabelecidas as conexões no momento da aprendizagem, da maneira que se consolidam as memórias, além de habilitar e capacitar os educadores ampliando suas didáticas educacionais, melhorando assim a aprendizagem.