Neurath
A bandeira lusa que acena calorosamente no céu de Lund, no extremo sul da Suécia, parece ignorar o frio nórdico, ansioso por ocupar o seu lugar neste último dia de Verão. É nesta pequena cidade universitária que se situam a sede, o laboratório e a fábrica da Tetra Pak - o que a fabricante de embalagens para alimentos líquidos chama "mundo Tetra Pak".
Neste local híbrido, onde por entre os moinhos eólicos que pairam, ao longe, no mar e as incontáveis bicicletas que dominam o asfalto descobrimos alguma da mais avançada tecnologia, foi concebida a primeira embalagem de cartão em forma de garrafa para armazenar leite branco ultrapasteurizado (UHT): a Tetra Evero Aseptic (TEA).
A bandeira portuguesa hasteada é uma forma de a multinacional sueca acolher os jornalistas portugueses. Mas poderia assinalar também um outro dado fundamental: Portugal é o terceiro mercado em todo o mundo a receber esta embalagem que, promete Alexander Krivolapov, director de produto, significa um "passo em frente" na indústria do embalamento.
Em Portugal, a TEA está já a ser comercializada desde o final da primeira semana de Setembro com o leite da marca Matinal, detida pelo grupo Lactogal, embora ainda não esteja disponível em todas as superfícies. Antes do mercado nacional, o produto apenas foi lançado em Espanha e Itália.
"Podermos ser dos primeiros a verificar o impacto [da embalagem] no mercado junto dos nossos clientes e dos consumidores é, indiscutivelmente, um privilégio", afirma Vera Norte, directora de comunicação da Tetra Pak Ibéria.
Na opinião de Krivolapov, em Portugal "há claramente um nicho" para a nova embalagem, sendo uma boa rampa de lançamento. No mercado português, considera, "há, sobretudo, embalagens brick shape [tradicionais embalagens de cartão, numa forma que faz lembrar um