Nervos cranianos
(Estritamente sensitivo, composto por fibras aferentes especiais, ocorrência de obstruções, sinusite, desvios ósseos, inflamações nasais e de seios paranasais, corpos estranhos, traumatismos, secreções, sangramentos, etc.) Captação de estímulos olfatórios. Levam estímulos do nariz para o sistema nervoso central.
II- Nervo Óptico (Sensitivo)
(Estritamente sensitivo: aferência especial, sua avaliação completa pertence ao campo da Oftalmologia, verificar deficiências visuais declaradas, diminuição de acuidade: catarata, traumas no nervo óptico (ex: glaucoma), traumas na córnea ou cristalino, etc.)
Captação de estímulos visuais (luminosos)
III- Nervo Oculomotor (Motor)
Inervação do mm. extrínsecos do olho.
IV- Nervo Troclear (Motor)
Inervação do mm. extrínsecos do olho.
V- Nervo Trigêmio * Motor: palpar mm. temporais e masseterianos, paciente trincando os dentes ver a força de contração. * Sensitivo: pacientes de olhos fechados, pesquisar reação de dor na testa, bochechas e mandíbula. * Pesquisar tato fino: chumaço de algodão * Reflexo corneal: tocar a córnea, não a conjuntiva, com fiapo de algodão. O paciente deve piscar. (O ramo sensitivo deste reflexo é transmitido no N5 e a resposta motora no N7)
Sensibilidade geral da cabeça e dos dois terços anteriores da língua. Inervação do mm. da mastigação.
VI- Nervo Abducente (Motor)
Inervação dos mm. extrínsecos do olho.
III, IV e VI Pares (Oculomotor, Troclear e Abducente) - MOTORES
São examinados em conjunto, inervam os músculos extrínsecos do globo ocular, além do ciliar e esfíncter pupilar (intrínsecos) inervados pelo II, e a musculatura elevadora da pálpebra.
VII- Nervo Facial
Inervação dos mm. da mímica; sensibilidade gustativa dos dois terços anteriores da língua. Inervação parassimpática das glândulas lacrimal, sublingual e submandibular.
* Examinar a face, tanto em repouso como