nervo facial
Definições
Nervo craniano é todo aquele que faz conexão com o encéfalo.
Nervo facial é o Vll par de nervo craniano, nervo misto, se origina no tronco cerebral com um ramo indo para cada lado.
Origem Real
Motora (núcleo do nervo facial)
Sensitiva (Gânglio geniculado)
Origem Aparente
Sulco Bulbo Pontino
Emergência Craniano
Forame estilo-mastoideo
Meato Acústico Interno
Função
Nervo Misto (raiz motora e raiz sensorial)
Inerva musculatura da mimica, do musculo estapedio (relacionado com a audição) e o ventre posterior do musculo digástrico.
Fornece sensibilidade gustatória para os 2/3 anteriores da língua.
Compõe a parte parassimpática da inervação das glândulas lacrimais, sublingual, submandibular e nasal.
Disfunção
Paralisia Facial de Bell é a resposta do corpo a um vírus, o nervo incha dentro do canal. A pessoa perde o controle dos músculos faciais no lado afetado.
Síndrome de Melkerson-Rosenthal causa desconhecida, mas supõe-se que seja predisposição genética, é a paralisia facial recorrente, edema na face e nos lábios.
Sindrome de Guillain-Barre é a doença desmielizante caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina dos nervos periféricos e as vezes de raízes nervosas próximas e de nervos cranianos.
Neurinoma são tumores do nervo auditivo, que são crescimentos fibrosos não malignos e que se originam no nervo vestibular ou no nervo coclear, que juntos formam vesticulococlear.
Trajeto
Os dois nervo (facial e intermédio) dirigem paralelamente no meato acústico interno e penetram num canal próprio escavado na parte petrosa do osso temporal (canal facial).
As fibras motoras atravessam a glândula parótida atingindo a face formando dois ramos iniciais que é o temporo facial e cervico facial, e se ramificam em leque para inervar os músculos cutâneos da cabeça e pescoço.
As fibras sensoriais seguem um ramo do nervo facial que é a corda do tímpano, que vai se juntar ao nervo lingual,