NEOTENIA
Belém/ PA
2015
O QUE É NEOTENIA?
“Capacidade que um determinado organismo possui de reter características juvenis mesmo atingida uma maturidade adulta.”
Ou seja, segundo Leitão e Castelo-Branco, manter traços juvenis, comportamentais ou anatômicas até a vida adulta.
UM EXEMPLO...
O melhor exemplo de NEOTENIA são as salamandras do gênero Ambystoma.
Elas tem duas fazes: a larval e a adulta.
Porém, algumas espécies não passam para a fase adulta, permanecendo na fase juvenil mesmo tendo se tornado sexualmente maduros, como o AXOLOTLE MEXICANO
(Ambystoma mexicanum).
NEOTENIA EM
PRIMATAS...
Os primatas amadurecem mais lentamente do que outros mamíferos; e dentre os primatas é a espécie humana que possui o desenvolvimento mais lento.
O peso do cérebro dos primatas já está quase completo ao nascimento.
Chimpanzés têm 40% da capacidade cranial ao nascimento.
Humanos têm apenas 23%.
O QUE ISSO
SIGNIFICA?
Enquanto alguns animais nascem prontos para desenvolver suas atividades, os primatas, especialmente os humanos, demoram um tempo maior.
Por exemplo:
A criança não nasce com capacidades desenvolvidas que lhe permitam sobreviver, e só as adquire na idade adulta. Enquanto alguns animais, já nascem completamente prontos e com capacidades pré-definidas.
O QUE ISSO
SIGNIFICA?
Segundo GONÇALVES, a espécie humana nasce demasiado cedo, de maneira a acreditar que não há completude consumada com o nascimento.
Ou seja, o processo de maturação, que deveria findar-se ao nascimento, se estende até a idade adulta, tornando-se um processo vagaroso em relação a outras espécies.
E esse vagar, explica Gold, é essencial para que aprendamos. Pois somos seres que aprendem, seres culturais e adaptáveis.
EVIDÊNCIAS...
Devido a enorme capacidade adaptativas, o ser humano habita em ambientes que vão desde regiões tórridas e desérticas de 50ºC...
EVIDÊNCIAS...
Até gélidas atmosferas siberianas e árticas...