Dissertacao Ricardo Bechara
2.2 Transformadores de Transmissão
São transformadores utilizados em subestações para interligar linhas e sistemas em diferentes níveis de tensão. Diferentemente de transformadores elevadores, têm características construtivas mais complexas no que diz respeito ao sistema de regulação de tensão e quantidade de enrolamentos, sendo dotados de comutadores sob carga, geralmente na alta tensão, onde a mudança de tap é feita durante o funcionamento normal do equipamento sem a necessidade de que se faça o seu desligamento.
Também podem ser utilizados em conjunto com os enrolamentos principais, enrolamentos menores, montados em outra parte ativa, imersa no mesmo tanque, que são denominados por transformadores série.
Nesse tipo de transformador, além do sistema de regulação sob carga, há a possibilidade de utilização de um sistema de regulação a vazio, além de enrolamento terciário acessível ou não, conforme mostra a figura 2.8:
Figura 2.8: Esquema de enrolamentos de transformador de transmissão
Para esse tipo de aplicação também podem ser utilizados autotransformadores, cujas características construtivas se diferenciam de transformadores a partir do arranjo das bobinas.
Esses transformadores geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 765kV, nível secundário até 550kV e terciário de
13,8 ou 69kV.
11
2.3 Transformadores de Subtransmissão
São transformadores utilizados para rebaixar os níveis de tensão recebidos das linhas transmissão para alimentação do sistema de distribuição.
Podem ser dotados de apenas dois enrolamentos (um de alta e um de baixa tensão) com sistema de comutação a vazio ou, de forma muito similar àquela dos transformadores de transmissão, com a utilização de comutadores sob carga e até mesmo enrolamento terciário.
Esses transformadores geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 138kV, nível secundário até 34,5kV e terciário de
13,8 ou 6,9kV.
2.4 Transformadores de