Neorrealismo
O neorrealismo foi uma corrente artística de meados do século XX, com um carácter ideológico marcadamente de esquerda / marxista, que teve ramificações em várias formas de arte (literatura, pintura, música) mas atingiu o seu expoente máximo no Cinema neorrealista, sobretudo no realismo poético francês e no neorrealismo italiano.Com o mesmo nome, mas com distinção, pode ser observada uma Teoria das relações internacionais.
O neorrealismo marcou as propostas de pintura de pendor social dos anos 30 e 40. Ligada às questões de carácter social e de denúncia, marcada pelo fervor revolucionário comunista, pelas vontades de demarcação das massas, pintores como Orozco e Rivera no México (exaltam o povo mexicano e as suas origens pré-colombianas, valorizando o seu esforço na luta pela liberdade-anticolonialismo e na construção do progresso do seu país), Cândido Portinari no Brasil, artistas soviéticos e portugueses aproveitaram para gravar em grandes murais, no caso da América Latina sobretudo, os grandes acontecimentos sociais e históricos que marcaram a época. Pintura mural figurativa de grandes dimensões em edifícios de encomenda pública.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NEO-REALISMO A temática geral desta escola está inserta, por exemplo, no excelente trabalho de J. Almeida Pavão intitulado Alves Redol e o Neorrealismo que com a devida vénia passamos a transcrever seguidamente:
1- «Intuitos ético-sociais e populismo na preferência dada às massas anódinas (inofensivas, insignificantes).
2 - Predomínio da classe sobre o individuo e ausência de espiritualidade ante a hegemonia dos fatores materiais 3 - Tendência para visionar a realidade panoramicamente no sentido da composição dos quadros e consequente da Acão.
4 - Tendências localistas e substituição dos caracteres, formas individualizadas, pelos tipos, representantes da classe
5 - Persistência dum fatalismo, em que colaboram os próprios elementos naturais (Gaibéus, Casa na Duna,