neopositivismo
É uma corrente da filosofia e da matemática que surgiu no século xx formado por um grupo de filósofos e cientistas criadores do Círculo de Viena, que é um grupo que surgiu na década de 1920-30, em torno de Martz Schlick (professor de Filosofia naUniversidade de Viena).
Em 1929 publicam O ponto de vista científico do Círculo de Viena, manifesto que expunha, em síntese, a postura filosófica do grupo e os problemas dasfilosofias, das matemáticas e das físicas que procuravam resolver.
Dividiram as proposições significativas em duas classes: as proposições formais, como as da lógica ou asdas matemáticas puras, que diziam ser tautológicas, e as proposições fácticas, que requeriam ser verificáveis empiricamente.
"Supunha-se que estas classes continham todas as proposições possíveis de modo que se uma proposição não conseguisse expressar nada que fosseformalmente verdadeiro ou falso, nem expressar algo que pudesse submeter-se a prova empírica, se adotava o critério de que ela não constituía umaproposição em absoluto" (Ayer, 1978). A sua atitude empírica estende-se a todos os domínios do pensamento. Para eles, o tratamento matemático e lógicodos factos e a prova empírica são as fontes exclusivas do conhecimento científico.
O seu ataque à metafísica sustentava que as obras metafísicas não diziam nada que fosse verdadeiro ou falso e que, portanto, não podiam trazer nada quepudesse aumentar o conhecimento. Condenavam, assim, os enunciados metafísicos.
Os positivistas vienenses interessaram-se principalmente pelas ciências formais e naturais e, embora não identifiquem a Filosofia como ciência, achavamque esta poderia contribuir para o progresso do conhecimento científico.
Seus principais representantes são quase todos alemães. Entre eles citemos, em primeiro lugar, Rudolf Carnap (1891-1970), professor de filosofia sucessivamente em Viena, Praga e Chicago. Aparece