neoplasias
A sociedade brasileira esta com novas características que unem novos estilos de vida, exposições cada vez mais intensas e fatores de risco do próprio mundo. Com o envelhecimento da população associado às transformações nas relações interpessoais e ambientais, trouxe uma alteração importante no perfil de morbimortalidade, diminuindo a ocorrência de doenças infecto contagiosas e aumentando as doenças crônicas degenerativas.
A prevenção e o controle do câncer precisam adquirir o mesmo foco e a mesma atenção que a área de serviços assistenciais, pois o crescente aumento da incidência fará com que não haja recursos suficientes para dar conta das necessidades de diagnostico, tratamento e acompanhamento.
No Brasil o câncer é hoje um problema de saúde publica, cujos controles e prevenção deverão ser priorizados em todas as regiões, desde as mais desenvolvidas culturalmente, socialmente e economicamente, até as mais desiguais. As abordagens orientadas para enfrentar esse problema de saúde, são múltiplas como: ações de educação para a saúde em todos os níveis da sociedade, prevenção orientada para indivíduos e grupos, geração de opiniões e estímulos a uma vida mais saudável considerando os riscos, pois a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio.
Por outro lado, é fundamental o monitoramento dos programas de prevenção e controle para combater o câncer e seus fatores de risco, incorporando a supervisão e avaliação dos programas, bem como a manutenção do sistema de informação nacional da saúde subsidiando assim dados para analises epidemiológicas.
A utilização de um sistema informatizado torna-se fundamental para o apoio a tomadas de decisões, pois permitem analisar o cruzamento de informações no sentido de acompanhar e oferecer respostas relacionando os problemas de saúde com seus fatores determinantes e identificando os riscos.
Objetivo
O objetivo desse estudo é propiciar informações detalhadas e especificas de dados sobre o acometimento de