Neoplasias
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL
DOCENTE:
DISCENTES: Amanda Oliveira e Laura Aimê Barbosa
NEOPLASIAS
NEOPLASIAS
Neoplasia significa um “novo crescimento” e esse novo crescimento é chamado neoplasma. O termo tumor foi aplicado ao edema causado por inflamação, mas neoplasmas também causam edema. Oncologia é a ciência que estuda os tumores ou neoplasmas.
De acordo com o oncologista britânico Willis “um neoplasma é uma amassa anormal de tecido, cujo crescimento ultrapassa e não é coordenado com o dos tecidos normais e persiste na mesma maneira excessiva depois da interrupção dos estímulos que deram origem à mudança.”. Esses estímulos são alterações genéticas hereditárias que permitem uma proliferação excessiva que se torna autônoma.
Hipócrates (400 a.C.), “pai da medicina”, foi o primeiro à associar o termo câncer à doença, quando percebeu que veias que irradiavam de alguns tumores se pareciam com pernas de caranguejo. Assim foi dado o nome Karkinoma (carcinoma), que significa caranguejo em grego.
O câncer tem como principal característica a proliferação de células que descendem de uma única célula que em determinado momento sofreu mutação em seu DNA.
As primeiras teorias sobre essa patologia surgiu com Robert Hooke em 1663, ao descobrir que os tecidos vivos eram formados por estruturas que chamou de células. Rudolph Virchow em 1885 estabeleceu a teoria celular afirmando que toda célula surge de outra célula preexistente, e como explicação ele provou que os componentes celulares do câncer metastático se assemelham aos do tumor primário. Já em 1775, Percival Pott percebeu a associação entre tipos de câncer e algumas ocupações, como câncer escrotal em homens que trabalhavam como limpadores de chaminé, levando à ideia de que há causas externas que podem causar câncer. Wilhelm Rontgen, em 1895, descobriu os raios X e o seu uso em diagnósticos e tratamento, como também o resultado da