Neopatrimonialismo
A estruturação da referida corrente intelectual, todavia, de acordo com os rigores da Epistemologia é de origem brasileira, de autoria do professor doutor Antônio Lopes de Sá, sendo a primeira na História do Brasil a criar uma escola científica com milhares de adeptos em vários continentes do mundo.
Foi exposta no Brasil, em 1988, pela primeira vez em tese apresentada pelo Prof. Lopes de Sá ao VIII Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Cuiabá, ocasião em que não só foi aprovada sem qualquer restrição, como, também, ao ilustre autor o Conselho Federal de Contabilidade conferiu a maior dignidade que outorga a um Contador, a Medalha João Lyra.
O Neopatrimonialismo Contábil é a moderna corrente doutrinária científica que tem por objeto, o estudo do Patrimônio dos empreendimentos humanos sob a finalidade da Prosperidade destes.
Tem como alicerce de doutrina a “Teoria Geral do Conhecimento da Contabilidade” de autoria do cientista Professor Doutor Antônio Lopes de Sá, o maior publicista da ciência contábil em língua portuguesa.
Apóia-se em metodologia holística, ou seja, estuda os fenômenos da riqueza das células sociais (empresas e instituições) relacionados com os seus ambientes ou entornos.
A doutrina Neopatrimonialista não é um procedimento de escrituração de acontecimentos, mas, sim que se vale de observações eregistros contábeis para analisá-los e compreender as razões que motivaram os acontecimentos da riqueza. Assim, ao analisar o lucro estuda o que influiu sobre este, não só dentro da empresa, mas, também em relação ao comportamento do mercado, política cambial, inflação, juros bancários, crises sociais etc. ou ainda, busca conhecer o fenômeno também em relação às “causas que motivaram o fato”.
OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (Priscila)1
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos