Neopatrimonialismo
Segue abaixo o texto do vídeo
Como bem sabemos a contabilidade é a ciência encarregada de estudar o patrimônio, a teoria neopatrimonialista faz com que a contabilidade seja encarregada de estudar o patrimônio que encontra-se inserido em um contexto social, e assim, que seja percebida todas as influências externas que o afetam diretamente.
Deste modo, a contabilidade fica encarregada de estudar o patrimônio e as células sociais, ou empresas, observando e priorizando a eficácia de seus lançamentos.
O conhecimento contábil é uma das maneiras de consolidar o progresso e a estabilidade das nações e nesse sentido o neopatrimonialismo apresenta conhecimentos científicos para conduzir as empresas para satisfação das grandes necessidades humanas e o equilíbrio social.
O Neopatrimonialismo busca a explicação sobre as essências, dimensões e ambientes da riqueza dos empreendimentos humanos.
Entende a Contabilidade como a ciência que tem por finalidade levar as células sociais à Prosperidade para que o somatório de tais estados enseje o bem-estar da humanidade. Não é um processo de “fazer informação”, mas, um método de entender e explicar porque as coisas foram feitas.
O neopatrimonialismo contábil por ser de natureza humana, está sujeito as circunstâncias, limitações e aspectos de sua natureza. Esta é a razão primordial para que esta doutrina considere como ponto de partida o estudo das relações lógicas para chegar a eficiência, satisfazendo plena e constantemente as necessidades humanas.
Fica difícil entender o fenômeno patrimonial das unidades econômicas sem entender a circulação da riqueza como fator de transformação. E o neopatrimonialismo busca o meio em que a empresa possa investir ou não, devido