O neopatrimonialismo
DEFINIÇÃO
O Neopatrimonialismo Contábil é uma corrente científica que tem por objetivo, o estudo do Patrimônio dos empreendimentos humanos sob a finalidade da Prosperidade destes.
No Brasil a primeira corrente que surgiu, com repercussão Internacional foi a do Neopatrimonialismo.
Atualmente Escola do Neopatrimonialismo, tem o devido nome por ser um NOVO PATRIMONIALISMO.
METODOLOGIA
Apóia-se em Metodologia holística, ou seja, estuda os fenômenos da riqueza das células sociais (empresas e instituições) relacionados com os seus ambientes ou entornos.
Tem como alicerce de doutrina a Teoria Geral do Conhecimento da Contabilidade.
DOUTRINA
A doutrina Neopatrimonialista não é um procedimento de escrituração dos acontecimentos, mas, sim que se vale de observação e registros contábeis para analisá-los e compreender as razões que motivaram os acontecimentos da riqueza.
Assim, ao analisar o lucro estuda o que influiu sobre este, não só dentro da empresas, mas também em relação ao comportamento do mercado, política cambial, inflação, juros bancários, crises sociais etc. Buscam conhecer as “causas que motivaram o fato”.
ORIGEM
O Neopatrimonialismo se formou no mundo latino e que se deriva por ampliação e avanço científico daquela criadas pelos eméritos grandes mestres:
Giovanni Rossi
Fábio Besta
Vicenzo Mais
Alberto Ceccherelli
Jaime Lopes Amorim
Francisco D`Áuria
PRINCÍPIOS
A Doutrina Neopatrimonialista parte do princípio que o capital deve satisfazer as necessidades de um empreendimento humano para que ele seja sempre eficaz e possa crescer continuadamente (a isto denomina Prosperidade).
O Neopatrimonialismo reconhece que o patrimônio esta sempre em constante transformação.
A partir daí o Neopatrimonialismo Contábil constrói seus primeiros Axiomas.
Axioma do Movimento: Todo meio patrimonial tende ao movimento.
* Axioma da Transformação: No patrimônio tudo se transforma de forma constante e sistémica, por efeito de