Neoliberalismo E Crise Socialista
Capitulo 14
Alunas: Julia Menta e Mikaella Bidá
Turma: 91
1- Defina:
Neoliberalismo
O liberalismo surgiu no século XVIII na Europa e pregava a não intervenção do Estado na economia. Vigorou desde o século XIX até a Crise de 1929, quando vários países passaram a adotar o Estado do bem-estar social, que é totalmente ao contrário do liberalismo. No final da década de 1970 e no início de 1980, os principais países capitalistas desenvolvidos retomaram aos princípios liberais, renomeados como neoliberalismo, ganhando força quando lideres políticos passaram a aplicá-los na condução de seus países. Assim, o estado deveria exercer a menor influencia possível na economia, limitando-se a executar atividades que somente ele poderia fazer e áreas como saúde e educação deveriam ser entregues à iniciativa privada, o que deu abertura a uma série de privatizações.
Globalização: aspectos positivos e negativos
A globalização apresenta aspectos positivos, como o fato de levar as inovações tecnológicas a países que não teriam condições de desenvolvê-las sozinhos, melhorias nos meios de transporte, nas comunicações e avanços da medicina. Porem, essa grande independência pode ser a responsável pelas crises econômicas mundiais, pois uma crise iniciada em um país acaba afetando a todos os outros, onde a principalmente consequência é o desemprego.
Perestroika: os objetivos
O principal objetivo é a reestruturação econômica, que acabou com o desemprego e a falta gêneros essenciais para a população. Assim sendo, uma das suas primeiras medidas foi o desvio de verbas da indústria bélica para o investimento em indústrias de consumo voltadas para a produção de eletrodomésticos, vestuários, transporte público, etc. O lema dessa reestruturação foi “mais manteiga e menos canhões”, que passou a ser bradado pelos soviéticos que apoiavam as reformas.
Glasnost: quais suas consequências
Gerou grande oposição por parte da nomenklatura, que resistia em perder sua