Economia politica
Economia
Conceito de Economia: Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”.
Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.
A Economia estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.
Atividade
1 – Por que o consumo influencia a Economia?
2 – Discorra sobre a Lei da Oferta e da Procura(demanda).
3 – Por que o consumidor adquire Bens e Serviços?
Capitalismo
Conceito: Propriedade Privada dos Meios de Produção(Fábricas, Fazendas, Industrias, Comércios).
Origem do Capitalismo: Sociedade Feudal; Mercantilismo; Capitalismo.
Transição da produção voltada do autoconsumo e mercado local para aumento das trocas comerciais em mercados locais e feiras, no século XI. No Capitalismo a Economia de Mercado que visa o Lucro. Ocorreu a Passagem da Economia de Subsistência para a Economia de Mercado, devido a fatores, tais como: Desenvolvimento da Agricultura; Maior distribuição das tarefas; Desenvolvimento de instrumentos e técnicas que tornaram o trabalho mais produtivo; Os desenvolvimentos destes fatores culminaram com o incremento da Produtividade. O surgimento da