paralelo entre socialismo e neoliberalismo
No século XIX, surgiu um novo método de estudo da sociedade, que busca compreender as transformações sociais e suas conseqüências. O socialismo pode se caracterizar como um sistema onde não há propriedade privada e a economia é controlada pelo estado, visando distribuí-la de forma justa.
Um de seus objetivos era a instauração de uma sociedade justa, na qual a economia não estaria sujeita a crises e os integrantes da sociedade teriam um maior bem-estar social.
Há exemplos de países socialistas como china e cuba, no entanto esse novo sistema apresenta alguns problemas, como a falta de participação popular nas decisões gorvenamentais, falta de liberdade de expressão e a formação de um grupo político privilegiado.
Podemos dizer que o socialismo era uma forma de teoria econômica que diferente do capitalismo, no qual as desigualdades são maiores e evidentes, ele exige uma distribuição equilibrada das riquezas.
Esse novo método pode ser resumido do ponto de vista político e econômico como um sistema que visa à igualdade social, no qual o poder político e econômico passariam para a classe trabalhadora, pois assim a sociedade se organizaria de uma maneira a se alcançar a igualdade, onde os trabalhadores ficariam no poder e não haveria estado.
O neoliberalismo é uma nova forma de liberalismo. Ele pode ser entendido como um conjunto de idéias políticas e econômicas, na qual defende a não intervenção estatal na economia, ou seja, deveria haver um mercado livre, pois dessa forma se garantiria o desenvolvimento econômico e social.
Podemos caracterizá-lo através da mínima participação, mínima intervenção do governo no mercado de trabalho, privatização de empresas públicas, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, entradas de multinacionais, adoção de medidas contra o protecionismo econômico, leis e regras econômicas mais simples facilitando assim atividades econômicas, diminuição do tamanho do