Economia
Rodolfo dos Santos Silva
1. INTRODUÇÃO
A economia é uma ciência que estuda a administração dos recursos e os problemas da escassez existente na sociedade e os problemas dela decorrentes. O principal objetivo da ciência econômica é o ser humano e sua relação com o ambiente em que ele vive e sua busca para aumentar a produção melhorando as condições de vida das populações. Por isso, a economia é considerada uma ciência social.
A economia é uma ciência que, analisada historicamente, pode demonstrar como foi formada a riqueza existente na sociedade. A pequena história econômica apresentada neste texto é apenas um indício de que a economia é uma ciência social e, por estar ligada ao ser humano e suas relações sociais, é uma ciência política.
Para sobreviver frente às dificuldades encontradas durante seus milhares de anos, o ser humano optou por três vias para assegurar a sua existência. Uma das vias foi proporcionar a sua continuidade através da organização da sociedade em torno da tradição, passando de pai para filho as tarefas a serem desempenhadas na sociedade. Outra via, foi o uso do chicote das regras autoritárias para garantir que as tarefas fossem executadas e, a terceira solução para o problema da sobrevivência foi o desenvolvimento de um surpreendente arranjo no qual a sociedade asseguraria sua própria continuidade deixando cada indivíduo fazer o que achasse conveniente para ele - desde que obedecesse à regra principal de orientação: “a economia de mercado”.
A economia de mercado apresentado como de livre iniciativa pelos defensores do liberalismo, teve sua base referencial no princípio das leis naturais abordado pelos fisiocratas, que em oposição ao Estado absolutista, desenvolveram sua teoria exigindo o fim da intervenção do Estado na economia. A descrição desse debate teórico a partir de uma tentativa de reconstrução histórica é abordada a seguir.
2. DOS MODOS DE PRODUÇÃO PRIMITIVOS À