nematódeos
Os nematódeos são de uma filo de animais cilíndricos e alongados. Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral.
Os nematódeos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5 mm de comprimento e têm o corpo construído no mesmo plano fundamental, um cilindro quase perfeito, nu, delgado e alongado, com aspecto filiforme, em sua maioria, ou fusiforme.
Doença: ascaridíase.
Agente Causador: Ascaris Lombricoides (lombriga)
Profilaxia: ferver a água antes de ingeri-la, lavar corretamente os alimentos e as mãos antes de comer qualquer tipo de alimento.
Modo de transmissão: ingestão de alimentos ou água contaminada.
Sintomas: cólicas intestinais, presença de manchas brancas pelo corpo.
Ciclo de vida: os vermes adultos medem cerca de 50 cm de comprimento. Eles se localizam no intestino do ser humano e ali mesmo se reproduzem. São capazes de furar a parede do intestino e penetrar no sangue, atingindo o fígado, coração e pulmões
Doença: anciolostomose, necatoríase, opilação ou amarelão.
Agente causador: Ancylostoma duodenale e Necator americanus
Educação sanitária em massa.
Profilaxia: Serviços de engenharia sanitária (construções de moradias higiênicas, dotadas de água tratada e instalações sanitárias adequadas),abolir por completo adubação com fezes humanas,Proteção dos pés pelo uso de calçados, alimentação adequada, rica em proteínas, sais minerais, vitaminas e hidrato de carbono.
Modo de transmissão: as larvas do parasita se localizam nos solos úmidos, esses penetram com facilidade na pele do ser humano.
Sintomas: Anemia, palidez e