Nematódeos
Sobre os nematódeos
Os Nematoda ou nematódeos são um filo de animais cilíndricos e alongados. Eram classificados, juntamente com outros grupos nematelmintos, hoje obsoleto. A maioria dos nematódeos medem entre 1mm e 5cm de comprimento, estão presentes em diferentes ambientes e para se ter ideia da quantidade desses indivíduos, 1 m² de solo pode conter 3 milhões destes pequenos animais.
Evolução
Os cientistas ainda pesquisam sobre a origem dos nematódeos e sua evolução e pretendem fazer isso atravéz do seu DNA.
Embriologia
São animais triblásticos (possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme) e protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca).
Reprodução
Na cópula, os machos depositam os seus espermatozóides no poro genital das fêmeas. Os machos não possuem poro genital, e a saída dos espermatozóides ocorre pela cloaca. A fedundação, portanto, é interna e sexuada.
Alimentação
Na boca, podem ser encontradas placas cortantes semelhantes a dentes, com as quais os nematelmintos podem perfurar os tecidos de outros seres vivos.
Muitos nematelmintos de vida livre são carnívoros e se alimentam de pequenos animais ou de corpos de animais mortos.
O alimento é completamente digerido pelas enzimas que atuam sobre ele no interior do tubo digestivo, e os nutrientes são passados para a cavidade do corpo para serem distribuídos pelas células.
Simetria
Os nematódeos possuem simetria bilateral, isto é, com um único eixo de simetria. Na verdade não existe animal algum perfeitamente simétrico. Trata-se apenas de uma aproximação ideal.
Metameria
Os animais que tem metameria possuem a divisão do corpo em partes similares, segmentos, e os nematódeos não possuem corpo segmentado, ou seja, não possuem metameria.
Esqueleto
Os nematódeos possuem esqueleto hidrostático, consistido de cavidades preenchidas por fluídos, presente em