Negócios
Segundo David Berley (The Positive Negotiation Program – 1984), Negociação é um processo, em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo. Concordamos com essa definição, uma vez que realmente a negociação é um processo, pois está situado no tempo passado, presente e futuro e, além disso, exige planejamento, execução e controle.
Em uma negociação se estabelecem objetivos, patamares e alinhamentos para chegar o, mas próximo possível do que se deseja, mas a reciprocidade é importante, que significa o que você e o seu interlocutor desejam estar considerado no resultado da negociação. O mais importante em um processo de negociação é que todos obtenham resultado, pois a balança da percepção de bom negócio não pode pender mais para um lado e menos para outro.
O melhor é sempre o equilíbrio. A gravadora CEO representada neste acordo pelo Sr. Jorge Andrade tem como intuito a construção de uma filial em um bairro de classe média, visando ampliar as suas negociações para melhor atender seus clientes e com isso trazer melhorias para bairro e região circunvizinha. Do outro lado tem associação de moradores de bairro representado o presente neste ato pelo Sr. Carlos Henrique, ele afina que os moradores não aceitam a instalação dessa gravadora no bairro alegando que isso irá traze vários prejuízos entre elas são a perturbação a tranquilidade dos moradores falta de segurança. Por fim essa negociação tem como objetivo solucionar o caso em questão, encontrando um acordo que seja viável para ambas as partes.
2. MAPEAMENTOS DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO
2.1 Perfis dos Oponentes
- Associação de Moradores de Bairro,
- Líder: Sr. Carlos Henrique
- Formação: Administrador
- Objetivo: Impedir a construção da gravadora
- Alegação: Perturbação da ordem pública
- Argumentos: Barulho, segurança e infra-instrutora (trânsito)
- Informações