Negócios
PONTO DE EQUILIBRIO DAS PMEs.
Hernani Fernandes dos Santos¹
Elizabeth Macuco Zanetti²
RESUMO
O objetivo deste artigo é identificar as causas dos problemas que habitualmente atingem as PMEs, relacionados à gestão de estoques e a manutenção do Ponto de Equilíbrio, baseando-se na elaboração de estratégias para identificação das deficiências e aplicação das melhores técnicas para obtenção de resultados satisfatórios.
Palavras-chave: Gestão de Estoques. Ponto de Equilíbrio. Planejamento Estratégico.
_______________________
¹ Aluno do Curso de MBA em Planejamento e Gestão Estratégica – FACINTER 2011. Bacharel em Administração de Empresas – USJT 1991.
² Professor Orientador. Mestre em Engenharia da Produção – UFSC 2001. Especialista em Psicologia de RH – UNICAMP 1990. Bacharel em Administração de Empresas – FESP 1979.
1. INTRODUÇÃO Um dos grandes gargalos da PME é a gestão adequada dos estoques em relação ao planejamento de suas compras, levando-se em conta ainda a gestão de todas as despesas para a correta manutenção de seu ponto de equilíbrio e conseqüentemente à obtenção de resultados positivos que vão garantir a sobrevivência da empresa.
Temos observado que o tempo médio de vida destas empresas gira por volta de dois anos da data de sua fundação. Podemos afirmar que um dos maiores motivos deste insucesso esta relacionado à gestão ineficiente dos estoques e o planejamento equivocado de compras, os quais irão gerar a maioria de seus problemas e consequentemente o encerramento de suas atividades.
Para Maximiano (2006), o planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – definindo a relação entre a organização e o ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.
Neste contexto, este trabalho