Negocios
Anthony Giddens, Mundo em Descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3. ed, Rio de Janeiro: Record, 2003. 17p.
O autor teve como objetivo mostrar que a globalização faz parte da vida de todos, que vivemos num único mundo. Há debates sobre a globalização, e normalmente as pessoas veem apenas de forma econômica e não é assim. A globalização traz vantagens e desvantagens; não foi trazida pela natureza, surgiu do nada e ganhou muita popularidade na década de 1980. Vivemos em constante transformação, isso acontece por vários fatores seja por questão estrutural ou aspectos específicos e históricos. Pensadores tem uma visão diferente sobre globalização, foram nomeados de céticos e radicais. Os céticos questionam tudo e acreditam que a economia global continua a mesma de anos atrás. O conceito de globalização é uma ideologia para voltar com livre mercado, demolir sistemas de previdência social e reduzir despesas do estado. Para eles as relações econômicas se da entre regiões; os governos são capazes de controlar a vida econômica de forma que causa bem estar.
Já os pensadores radicais sustentam que a globalização é real e as consequências podem ser sentidas em todo lugar. As nações perderam a maior parte de soberania que possuía antes. Para eles ninguém respeita e não se interessa pelo o que o politico tem a dizer, o estado nação está encerrado, os países possui outras culturas e o mercado global está muito mais desenvolvido. Para o autor tanto os céticos como os radicais não entenderam o impacto da globalização nas nossas vidas. A globalização é politica, tecnológica, cultural e econômica, não apenas econômica como muitos pensam. Foi moldada pela tecnologia, difusão cultural, e pelas decisões dos governos de liberaliza e desregulamentar suas economias. Nossa visão esta sendo transformada, as famílias estão mudando, o impacto é geral. É complexo, contraditório e tem suas consequências, retira o poder e influência da comunidade local