Negociação
O biólogo Ludwuing Von Bestalanffy percebe mais que a tecnologia e a sociedade estavam se tornando muito complexas, em 1937 lançou a teoria dos sistemas, de acordo com ele, sistemas consistem em partes inter-relacionadas que foram um todo, e sua finalidade é alcançar um objetivo. Com a complexidade crescendo tornou –se fundamental uma abordagem sistêmica, foi lançada duas ideias centrais: necessidade de analisar não apenas os elementos, mais suas inter relações; necessidade de aplicar vários enfoques para entender e lidar com uma realidade mais complexa. A visão de Bertalanffy traz uma visão holística, de acordo com ele a teoria de sistemas não deveria buscar soluções dos problemas, mas sim produzir teorias que pudessem ser colocadas em praticas.
A abordagem sistêmica define empresa como um sistema composto por um conjunto de partes inter- relacionadas e inter- dependentes, que formam um todo unificado.
Para que a organização alcance mais produtividade e necessário a interação de todas variáveis organizacionais, de personalidade e interpessoais.
As pessoas não agem dentro de uma empresa como são, e sim em função dos papeis que representam.
Para formação do sistema empresarial, é necessária a interação de diversos subgrupos, mas se houver uma falha, todos falham.
O objetivo do cientista da administração é observar as entradas (capital, tecnologia, matéria prima) o processamento (transformação das entradas) e saídas (resultados da negociação em conquistas, acordos).
A empresa é influenciada pelos fatores internos (estrutura), e externos (fornecedores).
A TGS pode ser um modelo de analise empírica, podendo também ser utilizado no estudo da negociação.
O enfoque sistêmico é a visão do todo e não