Negociação
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos Muitos processos de negociação são construídos de forma a dificultar a comunicação entre os concorrentes e se definirem em uma única rodada, sem possibilidade de reposicionamento das partes. A tomada de decisão é mais difícil, quando as negociações seguem este esquema, principalmente por que: Resposta Selecionada: d.
O não conhecimento dos outros concorrentes dificulta a previsão de seu comportamento.
Resposta Correta: d.
O não conhecimento dos outros concorrentes dificulta a previsão de seu comportamento.
Feedback da resposta: Se não se conhece a priori os concorrentes, não há como pressioná-los ou se prever seu comportamento. E sempre deve haver a possibilidade de se estabelecer parâmetros de custo e nível de preço aceitável, em função do que é solicitado pelo “comprador”. Por outro lado, de fato, a fixação de hipóteses nestas negociações não tem efetividade de mesmo nível em todas as situações. Neste caso, o não conhecimento dos outros concorrentes dificulta a montagem de um esquema de simulação e previsão de seu comportamento. É o caso de pregões eletrônicos, por exemplo. • Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos “Alguns ambientalistas acreditam que certos economistas negam a existência da escassez quando argumentam que nós não estamos verdadeiramente esgotando nossos recursos ou que a tecnologia pode solucionar qualquer problema relacionado a essa questão. Os tipos de argumentos criticados pelos ambientalistas estão mais ligados ao trabalho do falecido Julian Simon, em particular em sem livro “The Ultimate Resource” (O Recurso Definitivo). Entretanto, as críticas revelam uma profunda má compreensão das visões de Simon e de outros economistas pró-mercado” – Fonte: (http://www.ordemlivre.org/node/305).
O texto trata explicitamente de um dos focos principais nas negociações – a escassez – mas aborda de forma implícita o outro foco de conflito, a saber: Resposta Selecionada: d.
As