NEGOCIAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO EQUILIBRIO NO FECHAMENTO DE NEGÓCIOS
NEGOCIAÇÃO
Quando falamos em negociação, logo pensamos em NEGÓCIOS, EMPRESAS, ETC.
As negociações não são feitas apenas por compradores e vendedores ou grandes empresários. Ela está presente em nosso dia-a-dia. Por exemplo, negociamos quando: queremos um emprego, uma promoção no trabalho, casar, obter o divórcio, comprar ou vender uma propriedade, alugar um imóvel e tantos outros casos.
O sucesso na vida depende do sucesso das negociações.
Todo mundo já nasce sabendo negociar. Esta é a visão dos especialistas no assunto. A grande diferença, no entanto, é saber fazer este processo de forma consciente. “O negociador profissional tem consciência de todo o processo de influência, de convencimento e de abordagem”, diz Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).
Para os empreendedores, ter controle das negociações pode fazer a pequena empresa crescer e ganhar mais clientes. “O bom negociador acerta mais do que erra e não entra na conversa pensando em tirar só o mínimo”, ensina Marcelo Ortega, palestrante de vendas e consultor empresarial.
Ser um negociador melhor inclui entender que esta não é uma situação de conflito. “A negociação só acontece porque existem partes com ideias distintas. Se não tiver tensão, não precisa negociar”, indica Rodrigues. Isso não significa que toda negociação deve ser uma batalha. “Não é uma luta. Os dois lados têm que sair felizes”, diz Ortega.
Negociar é um processo que exige habilidades a fim de permitir maximizar seus interesses, de forma que o mais importante não é o “sim” propriamente dito mas finalizar com a melhor proposta.
Podemos dizer que é um processo em que duas ou mais partes trocam bens ou serviços e tentam um acordo para um denominador comum para ambos.
Negociar significa envolver-se num processo de conversação e relacionamento humano com a finalidade de obter compromissos comuns.