negociação
UMA REFLEXÃO SOBRE A
ABORDAGEM SISTÊMICA
NA NEGOCIAÇÃO
1.1. - Origem da Teoria dos sistemas
_ Frederick Taylor (Administração científica): sistematização da seleção dos trabalhadores e das condições de trabalho.
_ Hemry Fayol (teoria clássica): administração como várias tarefas para o cumprimento de objetivos comuns.
_ Elton Mayo (teoria das relações humanas): defendia a empresa como um sistema social, composto por seres humanos e suas relações interpessoais.
Teoria dos sistemas
_ Mary Follet (teoria das relações humanas): propunha a unidade interativa e a redução do conflito por meio da integração dos interesses. _ Chester Barnard (Teoria das relações humanas): defendia o equilíbrio entre as comunicações formal e informal na empresa. Teoria dos sistemas
_ Ludwig Von Bertalanffy (1930)– um sistema pode ser definido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um propósito específico (objetivo) e pode afetar as demais partes.
_ Sua primeira contribuição, para a administração, foi afirmar que as organizações são um sistema constituído por um conjunto de partes interdependentes.
Idéias centrais de Bertalanffy
1. A importância da interdenpedência das partes, necessidade de analisar não apenas os elementos, mas suas interrelações.
2. A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa: necessidade de aplicar vários enfoques para entender e lidar com uma realidade que se tornava cada vez mais complexa.
Teoria dos sistemas
Sistema respiratório humano
Visão holística/Sinergia
_ É a visão da empresa como um todo. A visão holística vai mais além, preocupa-se com o contexto econômico, social, político, operacional, logístico, comercial, financeiro, enfim, tudo.
_ Forneceu um meio para se interpretar as organizações, compreendendo-as como partes de um sistema aberto.
Objetivo da TGS
_ Produzir teorias que pudessem ser aplicadas na realidade em que vivemos. A
TGS permite