negociação
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO.
Para definir negociação, é preciso compreender que ela é praticada tanto para resolver questões profissionais, como para questões pessoais, em ambientes comerciais, institucionais, juridicos, políticos, gerenciais, diplomáticos, trabalhistas, entre outros.
Com esses inumeros contextos de negociação, existem varias formas diferentes de conceituar e esclarecer esses o assunto.
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC); Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais. "Negociação é um processo de comunicação interativo estabelecido quando duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses".
"Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta".
"Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras".
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade”.
"Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados".(Scare e Martinelli, 2001)
"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)
"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os