Negociação
PASSO 1 e 2
Conceito de Negociação
A negociação está presente de fato em toda nossa vida, para que isso ocorra precisamos de um objetivo seja ele prioritário ideal ou realista. Com isso podemos notar que neste momento ambas as partes têm que estar dispostas a realizar a troca. Com essa troca de ambas a parte pode dizer-se que temos ou um ganha-ganha, ou perde-perde. Parte-se daí que nenhuma negociação perde/ganha que seja essa uma partida praticamente ganha.
Após ampla revisão literária sobre negociação, pode-se dizer que existem diversas definições para o termo , diferentes autores têm suas próprias definições:
"Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão".(Cohen, 1980).
"Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades". (Acuff, 1993).
"Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo".(Steele, Murphy e Russill, 1995.
Dentre esses existem vários outros autores, porém esses foram o que mais nos chamaram a atenção porque ambos falam da mesma coisa em visões diferentes. Isso quer dizer que temos sim que numa negociação termos várias posições divergentes ou até mesmo diferentes para que lá na frente possamos alcançar um acordo que seja positivo para ambos aí vamos ter o chamado ganha-ganha.
Mas claro não podemos deixar de falar de Martinelli um dos principais autores de artigos e publicações sobre negociação, que com o passar dos anos foi amadurecendo suas idéias sobre esse novo conceito de negociação.
Dentro do processo de negociação temos entradas que seria o que vai ser negociado com que vai se negociar, o motivo da negociação, depois vem o processo que seria o que transforma as entradas em saídas, e por fim as saídas que é basicamente o resultado da negociação, onde se têm uma visão positiva da negociação, a