Negociação
Sabe-se que definir o termo negociação não é tarefa fácil, uma vez que o termo apresenta diversas definições, cada qual com sua coerência e especificidade. Este trabalho procurará definir o termo negociação e abordar suas variáveis básicas com um enfoque sistêmico de forma a esclarecer o que de fato é a negociação.
De forma sucinta e introdutória, a negociação é um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra. Dessa maneira entra em ação o que denominamos de variáveis básicas da negociação. O poder, o tempo e a informação vão influenciar de maneira efetiva nos rumos da negociação. Daí enfatizarmos a importância de cada uma dessas variáveis para o processo de negociação. “Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais” (Fisher/ Ury/ Patton)
Segundo o que foi discutido por nossa equipe, fica claro para nós que o termo negociação possui muitas definições, no entanto, a ideia que resume a posição da maioria dos autores é que a negociação é o meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento e o consenso.
Negociar é buscar o acordo por meio do diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios”.
Denominamos Negociação desde um simples e breve diálogo com nosso colega de trabalho com o objetivo de alcançar um entendimento, até um longo e complexo processo de conversações entre dois países, envolvendo vários representantes de cada uma das partes.
Negociação é um processo de relacionamento que visa ao entendimento entre as partes. Pode ser simples ou complexo, rápido ou demorado, envolvendo duas ou mais pessoas.
Discutiu-se ainda a existência de três variáveis básicas de um processo de negociação. Sendo elas o poder, o tempo e a informação. O poder é a capacidade de