Negociação
Neste segundo desafio, o grupo vai ampliar o tema ao conhecer as habilidades dos negociadores, o planejamento da negociação e a ética na negociação, além de ter a oportunidade de aplicar a teoria na prática, em uma situação que pode ocorrer no dia a dia de cada um, conforme simulação a seguir:
Seu grupo deve imaginar uma situação hipotética:
“Durante o ano em que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.
Você estaria preparado (a) para essa resposta?
Não necessariamente! Diante de todo o meu planejamento, e das qualificações, dedicação, mostrando em números os ótimos resultados para a empresa, do ano anterior, a expectativa de um aumento, com os argumentos fortes. Um “não” seria desmotivaçional para continuar realizando meu trabalho e poderia diminuir muito minhas expectativas. Mostraria que a empresa não está preocupada em ter pessoas qualificadas, mas sim que os trabalhos sejam feito, e que custe pouco.
Qual seria a sua reação? Deixaria bem claro os resultados e dedicação, onde reconhecimento de ganha-ganha seria oportuno para ambos os lados.
Como administraria a situação?
Dentro do planejamento procuraria deixar algo fechado para um médio ou longo prazo. E assim continuaria...
Chefe, gostaria de lhe apresentar um plano de carreira. Hoje, ao meu modo de ver, adquiri muitas responsabilidades pelo cargo que exerço.
Durante esse ano que passou assumi tarefas e funções e me considero uma pessoa muito bem preparada e capacitada para