Negociação salarial
Negociar um salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo; mas não é uma tarefa difícil levando em consideração alguns preceitos.
Muitas pessoas não sabem o que dizer ou não estão preparadas, com isso o empregador estará sempre contente com o que se paga. Por isso fique atento na hora da conversa e tenha certeza que mereça o referido aumento.
Desarme o nevorsismo, valorize as perguntas e lembre-se que a negociação tem suas posições, ou seja, um desenvolvimento das relações. Para uma boa negociação salarial segue um roteiro básico no momento de requerer uma melhoria na remuneração.
1- ESTAR PREPARADO.
Prestar atenção nos acontecimentos no local de trabalho, fazer uma pesquisa salarial de mercado (comparação) levando em conta as necessidades, estabelecer um nível razoável para o salário, conhecer mais o seu chefe, analisar as habilidades desenvolvidas nos últimos tempos, justificar e defender as propostas e buscar a melhoria dos argumentos.
2- SEJA FIRME.
Evitar ofertas razoáveis e permanecer nessa posição até que a outra parte ofereça uma boa razão para a mudança. Ser seguro na fala e atitude, levar em consideração a qualidade do trabalho desenvolvido, persista em um ideal deixando de lado a insegurança e o receio, mostrando a realidade do mercado atualmente.
3- SEJA PRUDENTE.
Tomar cuidado com a fala e assuntos impróprios mantendo sempre a proposta em mente. Seja sério e profissional ao extremo ao expor os objetivos, seja informado sobre a empresa que atua, analisando sua grandeza para pedir mais ou menos.
4- CONTROLAR A ANSIEDADE.
Mantenha o controle e olhe firme para quem conversa com você (olho no olho), deixe o papo rolar e conquiste o empregador, procurando não gaguejar e se mostre tranqüilo. Esta iniciativa tem hora certa para acontecer, pois jamais deve-se pedir aumento, por exemplo, se a empresa estiver em crise ou o desempenho for insatisfatório.
5- PRIMEIRO A