Negociação - aumento de salarial
Para ajudá-lo a conduzir essa negociação, o ZAP Empregos consultou especialistas e elaborou um passo a passo para você enriquecer seus argumentos e conseguir um aumento de salário.
1. AVALIE SEU GRAU DE MERECIMENTO
As pessoas precisam ter consciência de seu valor dentro da organização, por isso faça uma pergunta a si mesmo: os benefícios que gero são maiores que o retorno que recebo? ?A melhor forma de eu me ver é como uma empresa prestadora de serviço: eu ofereço minha força de trabalho ou intelecto e sou remunerado por isso?, explica David Lederman, consultor da Lederman ? Consulting & Education.
Para ter a iniciativa de negociar o salário, o profissional deve realmente merecer uma compensação maior. Não adianta apenas desejá-la. ?Algumas pessoas querem um aumento, sendo que fazem só o essencial. Elas precisam ter diferenciais e prestar um serviço de qualidade em um tempo de qualidade?, defende o coach Villela da Matta.
2. REUNA ARGUMENTOS
Se o funcionário chegou a conclusão de que evoluiu dentro do seu cargo desde a contratação, agora é o momento de se preparar para a conversa e elaborar justificativas. Para Claudia Monari, consultora da Career Center, o principal é mostrar que antes a pessoa fazia determinadas tarefas e, a medida do tempo, assumiu novas responsabilidades. ?O aumento do volume de trabalho também pode ser usado como argumento.?
Outra estratégia, segundo Villela, é apontar diferenciais no seu serviço e contar que você procurou crescer profissionalmente ? fazendo cursos e se especializando ? durante o tempo em que ocupou a posição. ?Quando a pessoa se entende como uma empresa ela investe nela mesma e isso não só a beneficia, mas também é bom para a empresa na qual trabalha?, comenta.
3. PESQUISE