Negociar Aumento Salario
Jose Gomes trabalha como Vendedor, em uma empresa de médio porte, atuante no ramo alimentício vendendo leite e derivados.
Ele está atuando há 1 ano e 3 meses, e o seu salario base é de R$ 2.350,00, mais benefícios como ajuda de custo, vale alimentação, seguro de vida e convenio medico estendido à família.
A sua área de atuação é Zona Leste de São Paulo, com uma carteira de clientes formada por 30 pontos de vendas.
Gomes foi contratado com a missão de reabrir os canais de vendas e promover o crescimento do setor com prospecção de novos clientes. As vendas tiveram uma queda de 60%, os clientes estavam insatisfeitos com o atendimento que vinham recebendo, o antigo vendedor não cumpria as visitas regularmente e atrasos nas entregas dos pedidos eram constantes.
No período de 1 ano e 3 meses, Gomes recuperou toda a carteira de cliente, alavancou as vendas, e prospectou 6 novos pontos de vendas.
Certo dia, logo após o termino de uma reunião, ele se dirigiu a gerencia e pediu a palavra em particular.
- Sr. Jonas, por favor, preciso muito ter uma conversa em particular com o senhor; poderia me atender?
- Claro Gomes, com o maior prazer, no que posso ajudar?
- Sr. Jonas, fiz uma analise de minha situação financeira e não vejo outra saída, a não ser ter que pedir um aumento salarial; por isto estou aqui em particular com o senhor.
- Um aumento de salario Gomes?
- Sim Sr. Jonas, estou precisando muito deste aumento.
- Quando você diz aumento de salário você fala em quanto?
- Estou precisando de no mínimo 30%.
- Gomes, todos somos merecedores de um aumento, trabalhamos duro por aqui, mas este não seria o melhor momento. O país está passando por uma crise econômica, estamos vendo muitas empresas demitindo, o mercado não se movimenta, está difícil a cada dia!
- Sr. Jonas, vejo como necessário este aumento, pretendo fazer um curso para estar mais capacitado à desenvolver melhor minha função aqui na empresa e com o