Negociacao
O pastel é um snack de alta aceitação entre os brasileiros. É um alimento fácil de se fazer e acopla a isso um baixo custo e um sabor delicioso. Sua massa simples – consiste em farinha de trigo com recheios – chegou ao Brasil com os imigrantes chineses e se aliou ao nosso tradicional caldo de cana ganhando, então, a popularidade que tem hoje entre todas as classes sociais.
Tendo em vista a popularidade do lanche, uma pastelaria é, ainda hoje, uma ótima oportunidade de negócio. É um estabelecimento que mistura fabricação e venda de pastéis e vem se aprimorando e sofisticando o atendimento a cada dia. Do boteco às mais modernas redes de franquias e das feiras aos shoppings, os consumidores do pastel estão em todos os lugares.
A pastelaria é considerada uma seção do comércio de lanches rápidos, dentro do segmento de salgados e, além do produto tradicional, pode oferecer, também, ao cliente um cardápio variado. Alguns recheios são mais tradicionais, mas a criatividade também pode ser usada. Confira alguns recheios mais exóticos: * Pastel de carne de avestruz * Pastel de goiabada com catupiry * Pastel de camarão com catupiry * Pastel de siri * Pastel de guariroba * Pastel de tomate seco
Localização e Planejamento
Planejar é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. È necessário encarar os fatos sobre o negócio de maneira objetiva, pois somente assim é possível transformar idéias em ações concretas. Não se engane: qualquer que seja o tamanho do seu empreendimento, o planejamento é essencial. Inclusive, é esse o segredo do sucesso das micro e pequenas empresas que conseguem se firmar no mercado mesmo em tempos de crise.
Por meio de um bom planejamento, o empreendedor tem a possibilidade de prever as crises, observar as novidades no mercado, o comportamento do concorrente e, por isso, tomar atitudes corretas em um menor tempo – o que pode ser fundamental para a empresa. É também por meio de um