necessidades e desejos
É o conceito mais básico e inerente ao marketing, pois está relacionado ao entendimento das necessidades humanas. Trata-se de um estado de privação do indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização. As necessidades são carências detectadas. Todo ser humano, tem necessidades, como por exemplo: uma pessoa tem necessidade por estar vestida, alimentar-se ou locomover-se, isto é uma necessidade do ser humano.
DESEJOS:
Os desejos são necessidades culturalmente condicionadas. São constituídos pela cultura de cada lugar, como por exemplo: usar a melhor roupa de certa grife, comer em um restaurante luxuoso e andar com o carro mais caro que o dinheiro pode comprar. São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Os desejos são mutáveis e se modificam conforme as transformações ocorridas na sociedade. Como lacunas que jamais são preenchidas, o marketing deve se dirigir para criar novos desejos (produtos) com o objetivo de assegurar a sua própria existência.
Ao desenvolver os produtos e serviços com base em pesquisas junto ao consumidor, pode-se ganhar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, cada detalhe criado com o foco do cliente traz uma percepção maior de Valor.
Muito mais do que construir um produto ou gerar um modelo de serviço, cabe ao profissional de Marketing conhecer claramente os usos e aplicações dados pelos consumidores, deixando um canal aberto para que o cliente possa obter mais informações sobre o produto ou dar um feedback.
PRODUTOS
Necessidades, demandas e desejos humanos sugerem que existem produtos disponíveis para atendê-los. Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer parcialmente uma necessidade ou desejo.
O conceito de produto inclui bens duráveis e não-duráveis (tangíveis), serviços (intangíveis), pessoas, lugares, organizações, atividades e idéias. Nessa perspectiva