NECESSIDADES EDUCATIVAS: TEXTO REFLEXIVO
607 - PEDAGOGIA
NECESSIDADES EDUCATIVAS: TEXTO REFLEXIVO.
Professor Tutor: 13931-GILDA SILVONE DE FREITAS CARDOSO
FRANCA – SP
2014
No livro “A felicidades das borboletas” a personagem Marcela uma menina de nove anos que é deficiente visual, nos mostra como uma criança com necessidades especiais podem desenvolver diversas habilidades, portanto a sua deficiência não a faz diferente das demais.
Cega de nascença, Marcela é muito feliz, pois é muito amada por seus pais e amigos, e consegue enxergar a felicidade pelo coração. É também uma excelente bailarina. Considerando, Marcela não possui nenhum problema cognitivo, afetivo ou social, pois ela foi muito bem “trabalhada” por sua mãe desde pequena, e sabe se relacionar e interagir com as outras crianças, as pessoas que a rodeiam sabe lidar com sua “diferença”. Com sua lição de vida percebemos o quanto é importante o apoio dos pais, professores e profissionais confiando na sua capacidade de inserção na sociedade com as outras crianças ditas “normais”.
Através da entrevista realizada, percebi que nem todas queriam ser como a personagem, pelo fato de não enxergar, varias crianças também nunca tiveram a oportunidade de conviver com uma criança na mesma situação de Marcela.
Nós como futuros educadores devemos trabalhar na organização do espaço escolar com um ambiente propício para receber todo e qualquer tipo de aluno, proporcionando a eles a sua interação consigo e com o outro, além da relevância da mediação e da intervenção necessária na realização da prática pedagógica com todas as crianças, sobretudo as portadoras de necessidades educativas especiais.
Em visita a uma escola observei que essas crianças estão sendo bem aceitas pelos alunos em geral, convivendo de uma maneira saudável e se inter-relacionam normalmente. As diferenças nos mostram as possibilidades de interação com o outro, é preciso vivenciar o sentido da diferença como qualidade de um ser