Artigo NACIONALIDADE DOS TRABALHADORES DOS MUNICÍPIOS DE CAXIAS DO SUL E SÃO PAULO
Ariele Sbabo
Resumo: A nacionalidade dos trabalhadores das cidades de Caxias do Sul e São Paulo é variada, ambos os municípios são referência como polos metal-mecânicos do país. Na maioria dos casos, os trabalhadores estrangeiros são do sexo masculino, recebem bons salários e buscam melhor qualidade de vida.
Palavras Chave: imigração, nacionalidade, remuneração.
1. Introdução
A imigração no Brasil intensificou-se no ano de 2012, crescendo, em apenas seis meses, 50% em comparação ao total em 2010. Cada nacionalidade tem um motivo para migrar ao Brasil, dentre eles, crises e desastres naturais no país de origem, além disso, o Brasil não possui “preconceitos”, conforme a citação:
Se comparado a outras nações pluriétnicas – e essa comparação é peça importante desse discurso ideológico – como os Estados Unidos e a África do Sul, o Brasil é o país da democracia racial, onde não se conhece o preconceito, onde não há lugar para a discriminação e, muito menos, para a segregação racial. O mito da democracia racial expressasse e comprova-se através de certas evidências cuidadosamente selecionadas: a) Um sistema de etiqueta extremamente polido, que preceitua não ser de bom-tom ser indelicado com as pessoas, fazendo referências a seus eventuais “defeitos” (“defeitos” referem-se, neste caso, às peculiaridades raciais ou culturais). Nesse plano periférico, as relações sociais e individuais no Brasil compõem outro mito muito cultivado no país, o mito da cordialidade brasileira. b) A grande vocação histórica da sociedade brasileira em aceitar, sem maiores resistências, as influências estrangeiras, evidenciadas no sincretismo cultural do país. c) O grande número de híbridos da população, principalmente de mulatos, a indicar a falta de preconceitos do branco em aceitar parceiros (em geral, parceiras) sexuais de outras raças, mesmo a negra. d) A existência de