Necessidades do Consumidor
O comportamento humano é demasiado complexo e estabelece limites a um gestor de marketing por essa mesma razão o gestor de marketing vai necessitar de recorrer a alguns campos da psicologia.
É através na psicologia que o gestor de marketing consegue adquirir alguns conhecimentos e instrumentos que levam a perceber melhor o comportamento do consumidor.
O gestor de marketing consegue compreender e caracterizar o comportamento dos clientes através de alguns modos privilegiados como por exemplo, a observação, experimentação, pensamento e a intuição.
No processo de compra de um determinado produto/serviço é fundamental ter alguns conhecimentos sobre o comportamento dos consumidores. Existem vários intervenientes no processo de decisão de compra, que são: utilizador, influenciador, decisor e o comprador.
Estas formas de intervenção são as principais no processo de decisão de compra e é importante conhecer quem desempenha cada uma dessas funções.
Por exemplo:
Numa família são postas a prova estas 4 funções. Apesar do seu marido, o comprador, a compra de um automóvel é feita pelo marido mas também pela sua esposa. Antes de a compra ser efectuada a decisão sofre varias influências por parte de alguns membros da família nesta caso os filhos e a esposa se algum desses filhos tiver atingido a idade adulta poderá ser considerado também como utilizador.
Por outro lado, um homem solteiro afastado da família poderá também sofrer algum desses processos de aquisição. Irá ser influenciado por outros meios como por exemplo, o tipo de carros que tão na moda, ser um carro desportivo, a potência, as raparigas gostarem desse tipo de carro, etc.
Ele poderá não ser o único utilizador pois poderá emprestar o automóvel a algum dos seus amigos.
Podem existir 2 tipos de compra: a compra por impulso e compra planeada
Compra por impulso
Não é uma compra planeada pois é uma decisão que vai ser tomada no momento em que observamos o